terça-feira, 11 de março de 2014

Fábula - "A Cigarra e a Formiga"

Fábula: "A Cigarra e a Formiga"

http://iveteraffa.blogspot.com.br/2014/03/fabula-cigarra-e-formiga_3529.html







Fábula – “A cigarra e a formiga”


O que é uma fábula?

A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga.

Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.


É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.

A fábula já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto foi o grego Esopo quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento. George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (Animal Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política).

As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros. Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não cometermos erros. As fábulas são narrativas curtas onde os personagens são animais e, sempre no final, mostra uma lição de moral!


A cigarra e a formiga
Tendo a cigarra, em cantigas,
Folgado todo o verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.


Rogou-lhe que lhe emprestasse,
pois tinha riqueza e brio,
Algum grão com que manter-se,
Té voltar o aceso Estio.
– Amiga – diz a cigarra
– Prometo, à fé de animal,
Pagar-vos, antes de Agosto,
Os juros e o principal.
A formiga nunca empresta,
Nunca dá; por isso, junta.
– No verão, em que lidavas?
– À pedinte, ela pergunta.
Responde a outra: – Eu cantava
Noite e dia, a toda a hora.
– Oh! Bravo! – torna a formiga
– Cantavas? Pois dança agora!
Os que não pensam no dia de amanhã, pagam sempre um alto preço por sua imprevidência.

Atividade: Representação da fábula “A cigarra e a formiga” através da pintura de uma tela e da colagem das personagens sobre ela.

Objetivos:
a)     Conhecer a fábula “A cigarra e a formiga” e fazer uma reflexão sobre a importância do trabalho para a sobrevivência, bem estar e convívio social.
b)     Representar a fábula com técnicas de pintura, origami, recorte e colagem.

Pintura em tela



Material: Tela para pintura, Textura Criativa (amarela, azul, verde e marrom), pincel O54 nº 10, Tinta Dimensional preta, Crystal cola da Acrilex, Cola branca, Bloco Ecocores Papel que se Dobra da Novaprint, régua, tesoura e olhos móveis.

Modo de fazer:
a)    Utilizando a técnica da pintura chapiscada (batidinhas do pincel), pinte a tela com a Textura Criativa. Comece pelo céu, depois a vegetação e por último o chão ou gramado.
b)   Enquanto o trabalho seca, corte no papel Ecocores Papel que se Dobra, um quadrado com 10 cm de lado, para medir utilize a régua.
c)    Faça a dobradura da cigarra conforme desenho.


d)    Desenhe uma formiga em papel marrom ou preto da seguinte forma: desenhe uma oval média, ao lado dela uma oval pequena e em seguida uma oval grande. Recorte.
e)    Cole a cigarra e a formiga sobre a tela pintada.
f)     Cole os olhinhos móveis, faça as pernas com Tinta Dimensional preta ou Caneta permanente. Cole a folha sobre a formiga e o violão do lado da cigarra.

Conteúdos trabalhados:
- Gêneros textuais – fábulas - Leitura e escrita
- Linhas, formas, cores, medidas, composição, sobreposição, harmonia, textura e planos.

Técnicas trabalhadas:
- Pintura chapiscada, origami, recorte e colagem.

Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente fale para os seus alunos sobre as fábulas e as diferentes maneiras que são apresentadas (poesia ou narrativas).
- Fale sobre as características das fábulas: os personagens são animais e sempre, no final, existe a moral da história.
- Leia para os alunos a fábula “A cigarra e a formiga”. Aproveite para trabalhar as palavras chaves da fábula.
- Converse com eles sobre a importância do trabalho em nossas vidas, os benefícios que ele nos traz, fale sobre cooperação e convívio social.
- Proponha que façam uma pintura sobre tela e representem a fábula através da dobradura, recorte e colagem.
- Faça com os alunos a apreciação estética dos trabalhos mostrando que mesmo partindo de um mesmo tema, todos os resultados são diferentes e é essa diversidade que faz com que cada trabalho seja único e significativo.


Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário