sexta-feira, 21 de março de 2014

Ideias Mil - Série: Brincadeiras de Criança - Pega Varetas



Série: Brincadeiras de criança


Para Vygotsky, o brincar é uma atividade específica da infância em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. É uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão, de ação pelas crianças, possibilitando o surgimento de relações sociais com outras crianças e adultos.

Muitos artistas retrataram em suas obras as brincadeiras infantis, entre eles: Pieter Brueguel (1525 / 1569), Hokusai (1760 / 1849), Cândido Portinari (1903 / 1962), Milton Dacosta (1915 / 1988), Ivan Cruz (1947).


04 – Pega Varetas



Objetivos da brincadeira: socialização, aprender a ganhar e perder, passatempo, cálculo matemático, atenção, desenvolvimento da paciência.

Material:  24 palitos de churrasco, Base Acrílica para artesanato, Tinta Acrílica (preta, branca, vermelha, verde, amarela e azul), pincel.

Modo de fazer:
a)      Pinte todos os palitos com a base branca para artesanato. Deixe secar.
b)     Pinte, com Tinta Acrílica, um palito de preto, 03 de branco, 05 de vermelho, 05 de azul, 05 de verde e 05 de amarelo.
Dica – Pinte a metade de cada palito e espete num isopor. Espere secar. Pinte a outra metade e espete pela ponta que já está pintada.

Como brincar?
a)    Tire no par ou ímpar quem vai começar.
b)    A criança que for começar pega todos os palitos (misturados) juntos, leva a mão onde estão os palitos a 25 cm de distância de uma mesa ou do chão e solta. Os palitos cairão uns por cima dos outros.
c)    Precisa ir tirando um por um sem mexer os demais palitos.
d)    Quando conseguir tirar o palito preto, poderá usá-lo para tirar todos os outros.
e)    Quando o jogador estiver tirando os palitos e mexer um deles, para, conta os pontos e passa para o jogador seguinte.
f)    Vencerá o jogo  a criança que conseguir tirar o maior número de pontos.
Dica: Ao invés de cada jogador jogar uma vez só, incremente a brincadeira. Jogue três vezes e aí ganhará a brincadeira quem somar o número de pontos maior juntando as três jogadas.

Pontuação
Palito preto – 50 pontos
Palito branco – 30 pontos
Palito vermelho – 20 pontos
Palito azul – 10 pontos
Palito verde – 05 pontos
Palito amarelo – 01 ponto

Porta varetas

Materiais: rolo de papel alumínio, duas tampas de embalagem de desodorante, tira de EVA 3 cm de largura, Primer, Base Acrílica para artesanato, Tinta Acrílica de várias cores, pincel, Tinta Dimensional preta e Crystal cola.

Modo de fazer:
a)   Passe base branca acrílica de artesanato no rolo de papel alumínio e Primer nas tampinhas de desodorante. Espere secar.
b)    Faça o desenho no rolinho.
c)    Pinte o rolinho com a Tinta Acrílica.
d)    Contorne as linhas de preto com Tinta Dimensional.
e)    Faça texturas com Crystal cola para decorar o rolinho.
f)    Pinte as tampas de desodorante com Tinta Acrílica.
Dica: Se a tampa de desodorante não se encaixar perfeitamente nas laterais do rolinho, cole uma tira de EVA nas bordas.

Observação: Este brinquedo foi publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 03 


Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Nenhum comentário:

Postar um comentário