Receba novidades - cadastre seu E-MAIL

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Datas Comemorativas - "Dia das vovós"

Datas Comemorativas – “Dia das vovós”



Comemora-se o Dia das Vovós em 26 de julho, dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus. A História conta que Ana e o marido Joaquim não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida. Eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada, a quem batizaram de Maria.

Santa Ana morreu quando a menina tinha 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.



Celebrar o dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança. Geralmente os avós costumam fazer parte das boas lembranças da infância. Ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro dos filhos e netos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.


Muitos avós fazem todas as vontades dos netos e isso acarreta inúmeros conflitos entre pais e filhos. Sempre que falamos nas avós, a imagem que vem à nossa mente é de uma vovó, uma senhora gorda, de cabelos brancos, óculos, olhar singelo, bordando ou fazendo tricô, sentada numa cadeira de balanço, contando histórias para os netos e de um avô sentado na cadeira de balanço lendo alguma coisa ou quieto observando tudo e todos.


Hoje, isso mudou um pouquinho, as pessoas idosas (avós), levam uma vida social ativa, fazem ginástica, viajam, dançam, conversam sobre todos os assuntos com os netos, fazem cursos de computação, faculdades, etc. São as chamadas “vovós e vovôs modernos”. Muitos voltam ao mercado de trabalho por opção, com o objetivo de terem uma ocupação e de se sentirem úteis.


O Estatuto do Idoso (Lei 10.741, sancionada em 01 de outubro de 2003), tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos. Esta lei considera os mais velhos como prioridade absoluta e institui penas aplicáveis a quem desrespeitar ou abandonar cidadãos idosos, inclusive familiares.

É considerado idoso qualquer pessoa que possua mais de 60 anos.

Atividades:
Confeccionar cartões, cestinhas, porta balas, cadernos de receitas e outros para presentear a vovó.

Objetivos:
a) Conhecer a história do início das comemorações do Dia das Vovós.
b) Realizar atividades práticas para comemorar o Dia das Vovós enaltecendo e refletindo sobre os valores que a data sugere.

Atividade 01 – Cartão para a vovó


Material: Papel color set vermelho (Novaprint), cartolina branca, papel sulfite, Giz de Cera Triangular (Acrilex), Crystal Cola (Acrilex), Cola branca, Guache metálico (Acrilex), Tinta Confetti (Acrilex), tesoura, tesoura de picotar e pincel.

Modo de fazer:
a) Pinte o papel sulfite com guache metálico (técnica das batidinhas). Vá misturando as cores sobre o papel. Para as flores utilize amarelo e vermelho, para as folhas, verde. Espere secar.
b) Corte um retângulo de papel color set vermelho e dobre-o ao meio.
c) Passe Tinta Confetti nas bordas (parte da frente do cartão). Espere secar.
d) Recorte um retângulo em cartolina branca. Ele deverá ser menor que o retângulo do cartão. Recorte com a tesoura de picotar.
e) Pinte a cartolina com Giz de cera triangular deitado (azul - parte superior e verde – parte inferior).
f) Recorte quadradinhos pequenos (3cm x 3 cm). Faça a dobradura da tulipa e das folhas.
g) Cole as folhas, o cabinho e, por último, a flor.
h) Decore o chão com Crystal Cola verde Metallic e Jelly. Cole essa parte na frente do cartão vermelho.
i) Dentro, escreva uma linda mensagem para a vovó.

Atividade 02 – Casinhas porta balas para a vovó


Material: caixinhas de leite longa vida, papel Color set ou Ecocores (Novaprint), várias cores, Primer, Guache Glytter ou Metálico (Acrilex), Crystal Col (Acrilex), Cola branca, tesoura e pincel.

Modo de fazer:
a)    Recorte a caixa de longa vida ao meio, corte em formato de casinha, isto é,  tire um quadrado na frente e outro atrás, deixe os dois retângulos do lado (telhado).
b)    Passe duas demãos de Primer.
c)    Pinte com Guache Glytter ou Metálico. Espere secar e cole as portinhas e janelinhas.
d)    Corte dois retângulos no papel Color set ou Ecocores para fazer o telhado. Deverão ser um pouco maiores que os retângulos deixados na casinha. Cole-os sobre os retângulos das caixinhas. Decore com Crystal cola.
e)    Faça um furo de cada lado do telhado para passar a fita (fechamento da casinha).
f)     Coloque balas ou bombons dentro da casinha e dê de presente pra vovó.


Atividade 03 – Tulipa porta-bombons



Material: Tinta Nanquim (Acrilex), Cola branca, papel sulfite 90 grs, palito de churrasco, fita, bombom.

Modo de fazer:
a) Molhe uma folha de papel sulfite com água. Pingue algumas gotas de Tinta Nanquim sobre o papel e vá virando o papel para que a tinta vá se espalhando (alguns lugares ficarão mais claros, outros mais escuros). Deixe secar. Marmorize uma folha com vermelho, outra com verde.
b)  Tulipa - Corte quadrados de 10 x 10 cm e proceda a dobradura conforme as fotos acima.
c) Folhas – Corte quadrados de 10 x 10 cm e proceda a dobradura conforme as fotos acima.
d) Montagem: Encaixe a tulipa aberta no palito de churrasco. Espete o bombom.
e) Encape o palito de churrasco.
f) Cole as duas folhas e finalize com um laço na junção das folhas.

Atividade 04 – Caderno de receitas ou anotações


Material: Caderno brochura, brim branco, Tinta de tecido (Acrilex), Crystal Cola (Acrilex), Canetas Aclylpen (Acrilex), Cola permanente para tecido (Acrilex), fita dupla face, tesoura e pincel.

Modo de fazer:
a) Encape o caderno com o brim branco, fixe por dentro com fita dupla face.
b) Pinte um pedaço de tecido da seguinte forma: faça um ponto num determinado lugar do tecido e, partindo dele, dê pinceladas em toda a volta. Faça em vários lugares, cada pintura dessa será uma flor. Espere secar.
c) Recorte as flores. Com Cola permanente para tecido cole as flores sobre a capa do caderno. Recorte círculos brancos e cole nas flores (miolo).
d) Com Crystal Cola decore as flores. Com Canetas Acrylpen dê acabamento ao caderno e escreva “Receitas” ou “Anotações”.

Atividade 05 – Rosa modelada (tridimensional)





Sugestão da professora Cleide Marli Menezes de Porto Alegre

Material: Tinta de tecido Acrilex, vermelho tomate e verde musgo, Crystal Cola relevo Glytter (dourado), pincel macio, ferro de passar roupas, EVA Kreateva branco e verde, moldes, tesoura, lápis, arame já forrado com fita floral, boleador, frisador de folhas e cola instantânea.  
          
Modo de fazer:
a) Riscar no EVA os moldes nas cores e quantidades indicadas.
b) Tingir o EVA branco com vermelho, iniciando no meio e espalhando a tinta de tecido para as pontas, nos dois lados.
c) Tingir o EVA verde com Tinta de tecido Acrilex verde musgo, dos dois lados.
d) Aqueça a pétala com o ferro de passar roupas e modele conforme mostra na foto. Faça isso pétala por pétala.
e) Aqueça a folha e modele pressionando o frisador. Cole os arames por trás de cada folha com a cola instantânea.
f) Cole uma das partes de pétala (parte menor) no arame que será o cabo da rosa, juntando as pétalas para ir formando a rosa. Em seguida, cole a segunda parte (menor), terceira (maior) e quarta (maior). Por último cole a sépala.
g) Junte as folhas dando acabamento com a fita floral.
h) Para finalizar, passe Crystal Cola  Glytter dourada nas pétalas.
i) Junte o cartão que fez para a vovó e a presenteie com a rosa.

Conteúdos trabalhados:
-  Datas Comemorativas – História do Dia das Vovós
-  Valores.
-  Linhas, formas, cores, bi e tri dimensão, sobreposição, composição, proporção, volume, textura, harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Pintura, Recorte e colagem e Dobradura (Atividade 01)
- Pintura em sucata e montagem tridimensional (Atividade 02)
- Pintura surpresa  e dobradura(Atividade 03)
- Pintura em tecido com textura (Atividade 04)
- Pintura em EVA e montagem tridimensional (Atividade 05)

Possibilidades de trabalho:
- Pergunte aos seus alunos o que eles sabem sobre o Dia das Vovós, se eles convivem diariamente com suas avós ou esporadicamente.
- Pergunte como é essa relação.
- Fale sobre o Dia das Vovós e sua História.
- Fale sobre os valores que essa data traz à tona.
- Mostre imagens que retratem situações de mulheres no papel de avó.
- Fale sobre as avós de antigamente e as avós e hoje, avós que viajam, vão à ginástica, dançam, participam ativamente da vida familiar, vovós que fazem faculdade, enfim, sobre a vovó atual.
- A partir de todo o estudo sobre o tema, os alunos estarão prontos para confeccionar cartões e lembrancinhas para presentear suas avós.
Nota: É importante que não tenha um “modelo” exposto para que o aluno copie. Deixe que seu aluno decore do seu próprio jeito.

Observação: Para saber sobre as demais Datas Comemorativas consulte os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III e IV  e “Artes – primeiros passos” de Ivete Raffa – Rideel.

 Dicas:
Ao utilizar o papel sulfite pintado com Guache Glytter ou Metálico é necessário que esteja totalmente seco. Se quiser maior durabilidade da pintura com guache, passe o spray “Acrylfix”, ele evitará que a pintura suje ou manche caso seja molhada.
Se quiser que o livro de Receitas ou Anotações não se suje com facilidade, coloque num recipiente metade de cola branca e metade de água, misture bem. Passe com um pincel sobre o livro encapado e espere secar. Essa mistura impermeabilizará seu trabalho.
Ao utilizar qualquer tinta ou cola, agite bem o frasco.
Para modelar a rosa em EVA com o ferro quente, faça o teste em sobras de EVA. Você deverá deixar o ferro sobre o EVA por 30 segundos aproximadamente.
No EVA tipo camurça, o ferro deverá ser passado pelo lado liso. Se colocar sobre a camurça, ela se achata e perde a textura (crespo).

Observação - Plano de aula postado na edição 08 do site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores". Veja outros planos de aula na página dos educadores. 

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Cursos para professores / Livros pedagógicos


Um comentário: