Receba novidades - cadastre seu E-MAIL

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Obras de Arte - Kandinsky

Obras de arte – Possibilidades de criação
“Kandinsky”


Kandinsky nasceu em 1866 em Moscou, na Rússia. Sua primeira vontade  foi ser músico, entretanto, formou-se em direito e economia política pela Universidade de Moscou. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet, abandonou a carreira jurídica e iniciou seu trabalo artístico.

Seus primeiros trabalhos exprimiam a musicalidade e o folclore russo. Em Paris, Kandinsky entusiasmou-se pelas artes aplicadas e gráficas, bem como pelo estilo de pintura dos fauvistas.

"Velha cidade" - 1902

Casou-se com Gabriele Munter em 1900, separaram-se e voltaram a viver juntos por várias vezes. Nesse período conturbado, pintou várias telas, às quais dava sempre o nome de “Improvisação” 1, 2, 3.....inúmeras.

Em 1908, voltou a Munique. Foi colega de Paul Klee. Publicou o ensaio “Do espiritual na Arte”, em 1911, onde tratou a manifestação artística como expressão de uma necessidade interior. 

"Árabes" - 1909

Em 1912, publicou o almanaque “O cavaleiro azul”, nome de um quadro e do primeiro grupo expressionista, cuja vertente é mais lírica do que dramática, em relação ao grupo expressionista Die Brucke. Suas obras transbordavam em cores vivas e quentes.

"Improvisação" - 1912

Em 1917 casou-se novamente com Nina Andreevsck. Tiveram apenas um filho que faleceu com apenas dois anos de idade. Esse fato fez com que Kandinsly entrasse em tristeza profunda. Começou a pintar com manchas, riscos, borrões, com cores escuras, com formas fragmentadas dando a impressão que queria quebrar ou destruir o que via pela frente.

"Vermelho, amarelo e azul" - 1925

Aos poucos foi colorindo as telas com cores vibrantes e quentes novamente. Organizava as linhas, juntava ou sobrepunha as formas, criando composições plásticas maravilhosas.

Voltou à Rússia durante a Primeira Guerra, onde permaneceu até 1921. Fundou vários museus e reorganizou a Academia de Belas Artes de Moscou. Foi também professor da Bauhaus a partir de 1922.

"Sobre Pontos" - 1928

Escreveu “Ponto e Linha sobre o Plano” onde reflete sobre os elementos da linguagem plástica e suas correlações, colocando os problemas da abstração. Escreveu os artigos “Abstrato e Concreto”, “Cubismo e Abstrato” e “Abstrato ou Concreto?”. Estes artigos revolucionaram o “olhar” sobre a arte e os artistas da época.


          Tornou-se cidadão alemão em 1928. Em 1933, a Bauhaus foi fechada pelos nazistas e, em 1937, seus quadros foram confiscados. Em 1939 fugiu pra a França e em 1944 expôs pela última vez na galeria L’Esquisse em Paris. Faleceu na França em 1944.

"Linhas" - 1932


"Círculos" - 1943

"Gravitação" - 1945


Atividades: Pinturas realizadas em diferentes bases, seguindo o estilo de Kandinsky.

Objetivos:
a)  Conhecer a vida e as obras de Kandinsky, as características de sua pintura, as cores utilizadas e os temas abordados.
b)   Escolher uma obra da artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)   Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.


Atividade 01 – Releitura de Kandinsky – “Sobre pontos”


Material: EVA de várias cores, Cola de EVA Acrilex, Crystal Cola Acrilex, régua e tesoura.

Modo de fazer:
a) Inspirando-se na obra “Sobre pontos” de Kandinsky, desenhe em EVA várias formas geométricas.
b)  Cole-as sobre um retângulo de EVA utilizando a Cola para EV A. Espere secar.
c)  Faça pontos e linhas sobre as formas utilizando Crystal cola


Atividade 02 – Releitura de Kandinsky – “Sobre pontos”


Material:  Cola branca, Giz de Cera Triangular Acrilex), lápis preto, cartolina branca ou papel verge, color set preto, régua e tesoura.

Modo de fazer:
a) Inspirando-se na obra “Sobre pontos” de Kandinsky, faça um desenho sobre a cartolina.
b) Passe uma camada bem grossa de cola branca sobre todo o desenho. Espere secar até que a cola fique transparente.
c) Passe o Giz de cera triangular deitado sobre a cartolina. Primeiro uma cor e, se quiser, depois outra.
d) Proponha aos alunos que façam uma moldura com o papel color set preto ou colorido.


Atividade 03 – Releitura de Kandinsky “Preto e violeta” – Pintura em camiseta


Material:  Tinta para tecido Acrilex (várias cores, inclusive branco), Tinta Dimensional  Acrilex (várias cores, inclusive branco), camiseta, cartolina, lápis e pincel.

Modo de fazer:
a) Inspirando-se na obra ”Preto e violeta” de Kandinsky, peça aos alunos que escolham uma parte dela, que façam um zoom e desenhem na cartolina.
b) Recorte as partes e transfira para a camiseta.
c) Pinte o desenho com Tinta para tecido branco.
d) Em seguida, pinte com Tinta de tecido, cada pedaço de uma cor, sobre o branco.
e) Contorne com Tinta Dimensional branca.
f) Faça texturas com Dimensional de várias cores.


Atividade 04 – Releitura de Kandinsky – “Círculos”





Material: bandejas de isopor, Guache ou Tinta Acrílica Acrilex, Tinta Confetti Acrilex, tesoura e pincel.

Modo de fazer:
a) Recorte quadrados nas bandejas de isopor.
b) Inspirando-se na obra “Círculos” de Kandinsky, pinte círculos de várias cores nos quadrados de isopor. Espere secar.
c) Realce algumas partes pintando com Tinta Confetti. Espere secar.

Obs. 01 – Monte diferentes possibilidades artísticas com os quadrados pintados.

Obs. 02 – Faça móbiles pendurando-os. Para isso, fure os quadrados, amarre linhas ou fios de nylon e monte o móbile, juntando-os ou pendurando-os separadamente.

Obs. 03 - Recorte formas circulares (irregulares) com os papéis Ecocores 21 cores em tamanhos diferentes. cole-os de maneira que lembre os círculos de Kandinsky e faça uma árvore, um jardim de flores, flores onde um é o miolo da flor e os demais pétalas, enfim, crie novas formas.


Conteúdos trabalhados:
-        Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Kandinsky.
-        Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, movimento e harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Atividade 01 – Releitura de Kandinsky – “Sobre pontos” – Colagem com EVA e texturização com Crystal cola.
- Atividade 02 – Releitura de Kandinsky – “Sobre pontos” – Pintura com giz de cera sobre desenho feito de cola branca.
- Atividade 03 - – Releitura de Kandinsky “Preto e violeta” – Pintura em camiseta com Texturas de Tinta Dimensional.
- Atividade 04 – Releitura de Kandinsky “Círculos” – Bandejas de isopor + Tinta Acrílica + Tinta Confetti.

Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Kandinsky, escolha uma delas.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra? O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem que ela traz, etc).
- Fale sobre o artista Wassily Kandinsky, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas, etc.
- Fale com as crianças sobre o que acontecia no Brasil e no mundo na época e o que isso influenciou suas obras.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas próprias obras utilizando diferentes materiais.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.

Observação: Plano de Aula publicado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br – link “Educadores” – Edição 09.

Observação: Para saber mais leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora Rideel.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Cursos para professores e Livros pedagógicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário