quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto: "Cartazes e Painéis na escola"

Projeto: “Cartazes e Painéis na escola”  


O Cartaz é o geralmente confeccionados em papel, fixado na parede, em local visível, de grande circulação e sua função principal é divulgar alguma informação ou trabalhar algum tema estudado sintetizando o que foi aprendido. Seu tamanho varia de meia a duas cartolinas. O texto deverá conter uma comunicação breve e objetiva e as imagens devem despertar a atenção das pessoas.

O Painel é confeccionado em escolas em várias situações: nas datas comemorativas, para finalizar algum tema estudado ou projeto realizado, para chamar a atenção das crianças  para a limpeza da escola ou campanha que a escola esteja participando ou outras situações escolares.

Quando montamos um cartaz ou painel trabalhamos: estética, proporção, cores, letras, formatos, tamanhos, personagens, etc. Trabalhamos também a socialização, cooperação, criatividade, enfim, a confecção de um cartaz ou painel é um excelente ponto de partida para a construção do conhecimento.
       
Observação importante: antigamente o painel ou cartaz estava pronto e acabado quando ia para o corredor da escola ou para o pátio. Continha tantas informações escritas e desenhos, imagens ou colagens que ficava poluído visualmente e, na maioria das vezes, não era lido por ninguém. Hoje o painel pode ser a finalização de todo um projeto realizado ou o ponto de partida para o trabalho. Podem ser enfocados inúmeros conteúdos, tudo dependerá do que a professora planejou.

Escola Nossa Senhora da Piedade
             
INFORMAÇÕES IMPORTANTES

a) Formatos de um cartaz ou painel
Eles podem ser quadrados, retangulares, triangulares, circulares ou outros formatos.

b)  Proporção
Os elementos de um painel precisam ser proporcionais e bem distribuídos. É necessário que a mensagem não seja maior que os personagens, que os elementos sejam proporcionais entre si, por exemplo, se no painel tiver casas, árvores e crianças, as casas e as árvores não podem ser pequenas e as crianças maiores que as casas e as árvores. Não podemos colocar lado a lado duas crianças aparentando ter a mesma idade, sendo que um tem 30 cm de altura e outro 10 cm.


c)  Cores
As cores deverão ser escolhidas de acordo com o objetivo e o observador. Por exemplo, se o painel é direcionado às crianças, deverá ser colorido; se o tema é Natal, as cores mais usadas são branco, vermelho, verde, dourado e prateado. Se o tema for Halloween, as cores mais usadas são o preto, o azul marinho, roxo, marrom, verde musgo, laranja e prata.
Obs: Logo depois que vários esboços foram feitos e já se escolheu qual será o painel que será montado, é necessário planejar tudo, inclusive as cores que serão utilizadas e onde serão utilizadas.

d) Elementos de composição de um painel
Podemos utilizar figuras humanas, animais, meios de transporte, casas, árvores, etc.

e) Mensagem / Letras
Deverá ser clara, legível, curta e objetiva. As letras (frases) devem ter tamanho proporcional ao painel.
A mensagem não deve ocupar mais do que 1/5 ou 1/6 do painel.
Outra coisa que deve-se ficar muito atento ao escrever a frase é o comprimento da frase, algumas crianças não fazem um planejamento inicial, fazem todo o painel e, quando ele está pronto, começam a escrever e espremem a frase no final porque não cabe na largura do painel. É necessário e escrever com lápis preto, bem fraquinho, antes de colocar o pincel atômico ou canetinhas.


f) Perspectiva
Para se conseguir o efeito de perspectiva, os elementos devem ter tamanhos diferentes e sejam dispostos da seguinte maneira: os maiores deverão estar na parte inferior, seguidos pelos médios e, por último, os menores.

g) Planejamento
É de suma importância planejar o painel e, para isso, é muito importante saber:
- Quem serão os espectadores?
- Qual será a mensagem a ser transmitida?
- Qual o material que será utilizado?
          - Quais as cores? Tamanho? Letras?
·      A primeira coisa a ser feita é fazer esboços do que será feito, pensar em como será o fundo, os elementos, se tiver uma frase, onde será colocada, qual é o tamanho dela, etc.
·         Em segundo lugar, montar uma base com o tamanho do cartaz ou painel, poderá ser feita de jornal, cartolinas, TNT ou outro material.
·      Depois, comece a fazer os elementos do painel sol, crianças, brinquedos, árvores, casas, meios de transporte e outros.
·       Coloque esses elementos sobre a base para ver se ficarão proporcionais ao todo.
   Agora é hora de fazer a base real, isto é, o local onde serão colocados os elementos para se montar o painel.



I – Montagem de um painel

Passo 01 – Esboço


Passo 02 – Base – Juntar cartolinas ou papel colorset e, sobre elas, colar papel colorset verde.


Passo 03 – Fazer os elementos do painel (crianças).



Passo 04 – Colar as nuvens e balões. Riscar os fios dos balões.



Passo 05 – Colagem dos elementos finais e finalização com canetinhas e Crystal cola.




Outras sugestões




Conteúdos trabalhados:
- Cartazes e painéis – Aplicações pedagógicas.
- Elementos do painel (Planejamento, Formatos, Proporção, cores, Elementos de composição do painel, Mensagem, Letras, Perspectiva)

Técnicas trabalhadas:
- Pintura, recorte e colagem

Encaminhamento do trabalho:
- Converse com seus alunos sobre cartazes e painéis, fale sobre as especificidades e funções de cada um no ambiente escolar.
- Proponha que, em duplas ou grupos, façam cartazes ou painéis a partir de um tema proposto ou estudado.
- Outra opção é criar um painel e, a partir dele, fazer todo o estudo sobre o assunto.
- Ao final, não se esqueça de reunir os alunos e conversar sobre todo o processo, o que foi proposto, quais as dificuldades, o que foi aprendido, quais as técnicas foram trabalhadas e quais as habilidades desenvolvidas.
- Exponha os painéis para toda a escola

Observação: Para ter mais ideias leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III e IV de minha autoria.

Observação: Plano de aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - Edição nº 11


Ivete Raffa
Cursos de capacitação e livros para professores



Nenhum comentário:

Postar um comentário