terça-feira, 8 de setembro de 2015

Obras de Arte - Cândido Portinari

Obras de arte – Possibilidades de criação
“Cândido Portinari”

"Os despejados" - 1934
         
Cândido Portinari nasceu em Brodósqui, interior de São Paulo, em 1903. Seus pais eram italianos e vieram para o Brasil esperando melhorar de vida. O primeiro emprego que conseguiram foi numa lavoura de café. Sua infância de menino do interior foi bastante simples, mas feliz e cheia de recordações. Gostava de jogar futebol, nadar nos rios da redondeza, brincar com pião, brincar de pular cela, balanço, enfim, brincava muito nas ruas de Brodósqui. Essas lembranças lhe renderam obras maravilhosas sobre as brincadeiras infantis.

Desde pequeno desenhava e por isso os colegas lhe pediam que ilustrasse seus cadernos, trabalhos e cartazes. Aos 9 anos trabalhou como ajudante de pintores italianos, na decoração da igreja de Brodósqui. Portinari se alegrava muito quando montavam circo em Brodósqui. A cidade toda ficava alegre e movimentada. A banda de música era outra atração, pois tocava nas festas e no coreto da praça nos finais de semana. Seu pai, o sr. Btista era um dos músicos.

Como todas as crianças, Cândinho, como era chamado, sentia alguns medos. Nas plantações via muitos espantalhos e, à noite, tinha pesadelos. Mais tarde fez várias obras mostrando espantalhos.

"Espantalho" - 1957

Candinho era muito curioso, impressionava-se com os retirantes nordestinos, que chegavam a Brodósqui procurando emprego. Eram pessoa famintas e sofridas. Candinho ficava observando essas pessoas por muito tempo. Dessa observação surgiu a série de pinturas “Os retirantes”, onde Portinari expressava a dor e o sofrimento dos retirantes e exagerava ao retratar o sofrimento e a tristeza das pessoas.

"Retirantes" - 1944


"Enterro na rede" - 1944

Aos 15 anos foi estudar no Rio de Janeiro, incentivado pela família que percebia seu grande talento para a pintura. Trabalhou e estudou bastante. Algum tempo depois ganhou uma viagem de estudos à Europa. Conheceu Maria Martinelli em 1930, jovem uruguaia de 19 anos, radicada com a família em Paris e se casou com ela. Na França, Portinari sentia saudades de Brodósqui e, ao voltar ao Brasil, fez várias obras pintando sua terra e sua gente.

Portinari fez uma exposição individual no Palace Hotel do RJ em 1932 exibindo obras que retratam cenas da infância, circo e cirandas. Pintou os lavradores de café, que ele conhecia tão bem desde a infância. Exagerava nos tamanho dos pés e das mãos com o intuito de mostrar o quanto trabalhavam nas lavouras.

Colheita de café - 1935  e "O mestiço" - 1934

Portinari pintou seu primeiro mural em 1936, para o monumento rodoviário da Estrada Rio/São Paulo, medindo 1m x 8m. A partir daí executou inúmeros painéis por todo o Brasil e série “Via Sacra”, na Igreja da Pampulha em Belo Horizonte, painéis enormes e maravilhosos. Em 1951 participou da 1ª Bienal de São Paulo. Morreu em  1962, aos 59 anos, intoxicado pelas tintas que tanto utilizou. Deixou inúmeras obras retratando o Brasil não só para os brasileiros, mas para o mundo todo.
 
"Meninos soltando pipas" - 1947 e "Pião" - 1947

"Palhacinhos na gangorra" - 1957 e "Balanço" - 1960
Atividades: Representação das brincadeiras infantis com diferentes técnicas e materiais expressivos.

Objetivos:
a)     Conhecer a vida e as obras de Cândido Portinari, as características de sua pintura, as cores utilizadas, as fases e os temas abordados.
b)     Escolher uma obra do artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)     Releitura - Apropriar-se de uma obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais.

Atividade 01 – Brincadeira Infantil - “A roda”



Material: Cartolina branca, Big canetas Hidrográficas, tesoura, cola em bastão, lápis preto, papel color set preto e Verniz Acrilfix.

Modo de fazer:
a)    Pinte um quarto de cartolina com as Big Canetas Hidrocor. Faça uma pintura bem colorida.
b)    Na parte de trás desenhe crianças brincando de roda. Recorte.
c)    Cole com a Cola bastão sobre o papel color set preto.
d)    Passe o verniz Acrilfix para impermeabilizar.


Atividade 02 – Brincadeira infantil – Soltando pipas


Material:  Cartolina branca, papel color set preto, Lápis Aquarelável, Crystal Cola Brilliant preta, Marcador Permanente preto (Acrilex), pincel, régua, tesoura e cola branca.

Modo de fazer:
a) Faça uma pintura sobre a cartolina branca (chão, céu), utilize o Lápis Aquarelável.
b) Com o pincel úmido aquarele toda a pintura.
c) Inspirando-se na obra de Portinari “Crianças soltando pipas”, faça a sua obra. Utilize a Crystal Cola Brilliant preta para fazer as crianças, pipas, árvore, etc. Espere secar.
d) Com a Caneta permanente preta faça as linhas das pipas.

Atividade 03 – Brincadeiras infantis – Peteca / Futebol



Material:  Bandeja de isopor, Tinta Acrylic colors, Massinha Soft, Crystal Cola (Acrilex), cola branca e pincel.

Modo de fazer:
a) Pinte a bandeja de isopor com a Tinta Acrylic Colors.
b) Modele as crianças e a peteca com Massinhas. Cole-as sobre a bandeja.

Atividade 04 – Brincadeiras infantis – “Pulando corda”


Material: Ecotela (Novaprint), Papel Mache, Tinta Acrylic Colors (várias cores), Guache Glytter, Marcador Permanente preto e vermelho, Crystal Cola Brilliant branca, prata, vermelha e outras, (Acrilex) Cola branca e olhos móveis.

Modo de fazer:
a) Pinte o fundo da Ecotela com Guache Glytter (várias cores).
b) Pinte a Ecotela com a Tinta Acrylic Colors verde. Espere secar e monte a Ecotela.
c) Prepare o Papel Mache seguindo as instruções da embalagem.
d) Modele as meninas. Espere secar.
e) Pinte o rosto, as mãos, os cabelos, as roupinhas e sapatos. Espere secar.
f) Com os Marcadores Permanentes desenhe os braços, pescoço e pernas das meninas sobre o fundo pintado com Guache Glytter.
g) Faça a “corda” com Crystal Cola e cole as meninas na Ecotela.
h) Finalize pintando a boca de cada uma e colando os olhinhos móveis

Conteúdos trabalhados:
-        Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Cândido Portinari.
-        Linhas, formas, cores, composição, proporção, sobreposição, textura, movimento, volume e harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Atividade 01 – “A Roda” – Pintura, recorte e colagem.
- Atividade 02 – “Soltando pipas” – Pintura aquarelada e pintura de sobreposição.
- Atividade 03 – “Peteca e Futebol” – Pintura e modelagem com massinha.
- Atividade 04 – “Pulando corda” – Pintura e modelagem com Papel Mache.

Possibilidades de trabalho – Brincadeiras infantis:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Cândido Portinari.
- Fale sobre o artista, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas, os temas por ele usados, etc.
- Divida a sala em grupos, proponha que cada grupo pesquise sobre uma fase de Portinari: Brincadeiras infantis, Espantalhos, Retirantes, Café e outras. Proponha que relatem os acontecimentos do Brasil nas diferentes fases.
- Escolhendo a fase “Brincadeiras infantis”, mostre as obras às crianças, converse sobre elas. Peça que conversem com os pais e avós sobre o que brincavam quando crianças.
- Resgate as brincadeiras e brinquedos fazendo com que as crianças brinquem a valer a partir do conhecimento adquirido com as obras de Portinari.
- Proponha às crianças que representem as brincadeiras infantis através de diferentes materiais e técnicas.
- Chame os pais e socialize as obras criadas pelas crianças.
- Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
    
Dicas:
1)    Atividade 01 - Ao terminar a colagem (“A roda” com Big Canetas Hidrográficas), impermeabilize com verniz Acrilfix.
2)    Atividade 03 - Quanto menos brilhante for a bandejinha de isopor, melhor será para pintar, nas brilhantes a tinta não adere muito bem, a não ser que você passe antes o Primer.

 Observação: Para saber mais leia os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III ou IV de autoria de Ivete Raffa – Editora Rideel.

Obs: Plano de aula publicado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br, link “Educadores”, edição nº 11

Ivete Raffa
Cursos de capacitação e livros para professores


Nenhum comentário:

Postar um comentário