quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Datas Comemorativas - "PRIMAVERA"

Datas comemorativas – “Primavera”


A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.


A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio).


Flores com sucata – A ideia é comemorar a Primavera decorando a sala de aula, a escola ou presenteando pessoas queridas com materiais recicláveis, entre eles utilizamos: papelão, rolinhos de papel higiênico, bandejas de isopor, sacolinhas plásticas e outros.

1 – Cartão - Buquê de flores


Materiais:  Tinta Nanquin vermelha, amarela e branca, Crystal Cola Brilliant branca, Cola branca, Guache verde (Acrilex), pincel ref. 054, nº 08, tesoura, papel color set azul, cartolina branca e cortador em formato de flor.

Modo de fazer :
a)    Marmorização de papel – Molhe ¼ de folha de cartolina branca com água, respingue Tinta Nanquin em locais diferentes (vermelho, amarelo e branco). Mexa a folha para se as tintas se misturem. Espere secar.
b)   Corte um retângulo de cartolina e dobre-o ao meio.
c)    Com pouquíssimo guache verde no pincel, dê batidinhas na frente do cartão para ficar como fundo do buquê. Corte um triângulo no color set azul e cole na frente do cartão.
d)   Corte várias flores no papel marmorizado com Tinta Nanquin, para isso utilize o cortador em formato de flores. Cole as flores na frente do cartão.
e)    Para finalizar faça os miolinhos das flores com Crystal Cola Brilliant branca.
f)    Faça lindos cartões e presenteie as pessoas queridas no início da Primavera.

2 - Flor – Rolinhos de papel higiênico


Materiais:  rolinhos de papel higiênico (1 rolinho para cada flor), Primer, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola Acrilex, papelão, pincel, tesoura, palitos de churrasco, crepom verde e cola branca.

Modo de fazer :
g)    Divida os rolinhos de papel higiênico em 5 partes iguais, você terá cinco aros com 2 cm de largura. Passe uma demão de Primer e deixe secar.
h)   Pinte os aros com Guache ou Tinta Acrílica.
i)     Recorte um círculo em papelão. Passe uma demão de Primer e, depois, pinte com Guache ou Tinta Acrílica branca. Faça texturas com Crystal cola.
j)    Recorte folhas. Passe Primer e pinte com guache. Coloque em uma folha Crystal cola verde. Coloque outra folha por cima da primeira, aperte um pouco para que a Crystal Cola se espalhe.
k)    Cole os aros no avesso do miolo da flor. Encape o palito de churrasco com o crepom, cole atrás da flor. Cole as folhas no palito.

3 – Vitória Régia – Rolinhos de papel higiênico


Materiais: rolinhos de papel higiênico (1 e ½ rolinho para cada flor), papelão, Primer, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola Acrilex, cola branca, tesoura e pincel.

Modo de fazer :
a)    Recorte os rolinhos de papel higiênico pela metade.
b)    Recorte em cada metade de rolinho os bicos das flores e folhas. Flores, bicos mais finos e folhas, bicos mais largos.
c)    Passe Primer, espere secar e pinte com Guache ou Tinta Acrílica.
d)    Miolo - Corte um círculo de papelão que caiba dentro do rolinho. Passe Primer, pinte com Guache branco ou Tinta Acrílica. Faça texturas com Crystal Cola.
e)    Monte a flor colocando o miolo dentro das pétalas e as folhas por fora.
f)     Dobre as petas para dentro e, na outra camada, para fora. As folhas serão dobradas para fora.

4 – Margaridas - Papelão


Materiais: papelão, Base branca para artesanato, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola, Tinta Confetti (Acrilex), pincel, tesoura e Cola branca.

Modo de fazer :
a)    Recorte as margaridas, os miolos e folhas no papelão. Passe uma demão de base branca para artesanato.
b)    Pinte com Guache ou Tinta Acrílica - Folhas verdes, margaridas brancas, miolos amarelos.
c)    Pinte os miolos das flores com Tinta Confetti. Faça texturas nas folhas com Crystal cola.
d)    Cole os miolos nas margaridas e as folhas por trás das flores.


5 – Gérberas – Rolinhos de Papel higiênico


Materiais:  rolinhos de papel higiênico (um para cada flor), Primer, Guache ou Tinta Acrílica, Crystal Cola, Cola branca (Aacrilex), palito de churrasco, papel de seda ou papel toalha, tesoura e papel crepom verde.

Modo de fazer :
a)    Pinte cada rolinho com o Primer e espere secar.
b)    Recorte tirinhas com 0,5 cm de largura dos dois lados do rolinho de papel higiênico (pétalas da flor). Deixe 2 cm no meio do rolinho sem cortar.
c)    Pinte o rolinho com Guache ou Tinta Acrílica. Espere secar e dobre as pétalas para fora.
d)    Na parte interna do rolinho coloque papel de seda branco ou papel toalha. Faça texturas com Crystal Cola.
e)    Encape o palito de churrasco com papel crepom. Espete na flor.


6 - Rosas – Sacolinhas plásticas


Materiais:  sacolinhas plásticas, Tinta Acrylic Colors (Acrilex), pincel, tesoura, tesoura de picotar, palito de churrasco, linha de bordar e papel crepom verde.

Modo de fazer :
a)    Recorte várias pétalas de rosa no plástico e algumas folhas (sacolinhas). As folhas deverão ser cortadas com tesoura de picotar.
b)    Pinte as pétalas com Tinta Acrylic Colors com a técnica das batidinhas (pinceladas). Espere secar. Pinte as folhas.
c)    Enrole a primeira pétala na ponta do palito de churrasco e amarre com linha de bordar. Vá colocando as pétalas duas a duas (uma de frente para a outra) e vá amarrando.
d)    Coloque três ou quatro camadas de pétalas.
e)    Encape o palito de churrasco e, ao encapar, vá inserindo as folhas.
f)     Abra as pétalas para dar formato a rosa.

Obs: Plano de aula postado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br – link “Educadores” – edição 19.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário