Receba novidades - cadastre seu E-MAIL

domingo, 13 de novembro de 2016

Datas Comemorativas - NATAL

"Natal na escola"


O Natal é uma festa religiosa fundamental em nossa cultura, pois comemora o renascimento da esperança e da fé. É a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo.

Conhecer o sentido, o significado e as tradições do Natal ajuda as crianças a reforçarem os laços culturais e também afetivos, percebendo que além dos presentes e brinquedos trocados nessa data, existe toda uma filosofia e simbologia que deve ser conhecida e respeitada.

O Natal é comemorado no dia 25 de dezembro pela Igreja Católica e no dia 07 de janeiro pela Igreja Ortodoxa. Apesar de ser uma comemoração cristã, o Natal é encarado universalmente por pessoas de diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e a solidariedade entre outros.

O Natal voltou a ser um grande feriado religioso em todo o mundo e é comemorado de diferentes maneiras: com enfeites, árvores, presépios, etc.


Alguns símbolos natalinos: Presépio, Reis Magos, Estrela de Belém, Sinos, Panetone, Anjo, Luzes, Velas, Guirlandas, Árvore de Natal, entre outros.

Atividades:  Confeccionar enfeites de Natal

Objetivos:
a) Conhecer a história, as tradições e os símbolos natalinos para reforçar os laços culturais e religiosos de um povo.
b) Trabalhar os valores que a data remete.
c) Desenvolver habilidades artísticas que possibilitem o senso estético e criativo da criança.

1) Cartões de Natal

a) Árvore de Natal – Guache Glitter


Materiais:  cartolina branca, Guache Glitter, Crystal Cola Glitter prata, Cola Glitter prata (Acrilex), Cola branca, tesoura e cartolina laminada prateada.

Modo de fazer:
a)    Recorte um retângulo de cartolina medindo 17 x 30 cm. Dobre-o ao meio.
b)  Recorte um retângulo em cartolina, medindo 15 cm x 15 cm. Pinte-o com Guache Glitter. Recorte uma moldura e cole sobre o cartão. Recorte uma árvore de Natal, recorte-a em várias partes e cole no cartão (dentro da moldura, deixando espaço entre as partes).
c)   Cole uma estrela cortada em cartolina laminada prateada, faça texturas com Cola Glitter e Crystal Cola Glitter.

b) Árvore de Natal – Guache marmorizado com gliter


Materiais:  cartolina branca, Papel colorset verde (Novaprint), gliter, Guache, Crystal cola Glitter, Cola Glitter (Acrilex) e tesoura.

Modo de fazer:
a) Recorte um retângulo de papel color set verde medindo 17 x 30 cm. Dobre-o ao meio.
b) Marmorize um pedaço de cartolina – Coloque porções de guache (várias cores) sobre um pedaço de cartolina, dobre-o ao meio, pressione de maneira que o guache vá se misturando. Abra e jogue gliter por cima. Espere secar.
c) Recorte uma árvore, cole sobre uma cartolina branca, recorte deixando alguns milímetros dos lados e cole sobre a frente do cartão.
d)  Faça texturas com Crystal Cola Glitter e Cola Glitter.

c) Árvore de Natal + Estrelas - Kirigami


Materiais:  cartolina branca, Papel colorset verde (Novaprint), Big Canetas Hidrográficas, Crystal Cola Glitter prata (Acrilex), Cola branca, tesoura de picotar, tesoura e régua.

Modo de fazer:
a) Recorte um retângulo de papel color set verde medindo 17 x 30 cm. Dobre-o ao meio.
b) Recorte um retângulo em cartolina branca, medindo 15 x 28 cm (parte interna). Corte todos os lados com tesoura de picotar. Dobre o retângulo ao meio. Faça cortes paralelos nas dobras com 2 cm de largura e 3 ou 4 cm de comprimento. Corte até o local marcado e dobre para dentro (escadinha onde serão colados os elementos do cartão).
c) Cole essa estrutura de cartolina branca por dentro do cartão de color set verde.
d) Pinte um pedaço de cartolina branca com as Big Canetas Hidrográficas (cada pedaço de uma cor). Recorte árvores de Natal, cole-as sobre colorset verde, recorte deixando alguns milímetros como bordas. Cole na ponta de cada árvore uma estrela cortada na cartolina prateada. Faça texturas com Crystal Cola prata sobre as árvores. Cole as árvores dentro do cartão. Ao abrir, as árvores ficarão de pé, tornando o cartão tridimensional.
e) Recorte estrelas na cartolina marmorizada com as Big Canetas Hidrográficas. Cole-as na frente do cartão e contorne com Crystal Cola prata.

d) Árvore de Natal – Tinta Acripuff  - Papel Microondulado


Materiais: cartolina branca, papel microondulado verde, Tinta Acripuff vermelha, Crystal Cola Glitter ouro e verde, Cola Glitter (Acrilex), Cola branca, tesoura de picotar, tesoura, cortiça ou papel, secador de cabelos e lacinho de fita.

Modo de fazer:
a)  Recorte um retângulo de papel microondulado verde medindo 17 x 30 cm. Dobre-o ao meio.
b)  Recorte um retângulo em cartolina branca, medindo 15 cm x 13 cm. Recorte com tesoura de picotar.  Desenhe uma árvore de Natal com a Tinta Acripuff, espere secar e faça expandir com o calor do secador de cabelos.
c)  Faça texturas com Crystal Cola Glitter e Cola Glitter. Cole o tronco da árvore, cortado em cortiça e, por cima dele, cole um lacinho.
d)  Cole esse retângulo sobre o papel microondulado verde para finalizar o cartão. Faça os acabamentos com Cristal cola.

e) Árvore de Natal – Cola colorida


Materiais:  cartolina branca, papel microondulado vermelho e verde, Cola colorida, Crystal Cola prata (Acrilex), Cola branca, tesoura e lacinho.

Modo de fazer:
a)  Recorte um retângulo de cartolina nas medidas 17 x 30 cm. Dobre-o ao meio.
b) Recorte um retângulo de papel microondulado vermelho medindo 15 cm x 15 cm.  Cole-o na frente do cartão.
c)  Passe Cola colorida nos vãos do papel microondulado verde. Quando secar, recorte uma Árvore de Natal e cole sobre o papel microondulado vermelho. Faça texturas e dê acabamento com a Crystal Cola prata.
d)  Finalize colando um lacinho no pé da árvore.

2 – Papai Noel – Porta recado


Materiais:   cartolina branca, Guache Metallic ou Glitter, Crystal Cola (Acrilex), Cola branca, pincel, tesoura, fita, prendedor de roupas, EVA branco, papel colorset e tesoura.

Modo de fazer:
a) Pinte um pedaço de cartolina com Guache Metallic ou Glitter. Pinte de um lado, espere secar e pinte do outro.
b) Recorte um triangulo, dobre para fazer o gorro do Papai Noel. Cole na parte superior do prendedor de roupas. Cole o EVA branco (algodão).
c) Faça a carinha do Papai Noel com Crystal Cola. Amarre a fita no meio do prendedor de roupas.
d) Faça um cartão com papel colorset, cartolina e Crystal Cola. Encaixe na parte inferior do prendedor.
e) Se quiser, coloque um imã de geladeira por trás do prendedor e coloque seu Papai Noel, porta recados na geladeira, computador, armário ou outro lugar que achar interessante.

3 – Guirlanda de EVA


Materiais:   EVA, Cola para EVA, Tinta Confetti, Caneta Acrilpen preta (Acrilex), tesoura e pincel.

Modo de fazer:
a) Recorte várias estrelas em EVA verde. Com caneta Acrilpen, escreva palavras que demonstrem votos positivos para o novo ano que se aproxima. Passe Tinta Confetti e espere secar.
b) Recorte em EVA branco e vermelho as partes que compõem o Papai Noel. Passe Tinta Confetti nas partes brancas e no chapéu. Contorne com Caneta Acrilpen preta.
c) Recorte uma base branca de EVA. Passe Tinta Confetti e cole com Cola de EVA o Papai Noel e as estrelas.

Obs: Atividade desenvolvida pela prof. Ligia Tobias do Colégio Ricardo R. Alves - SP

4 – Papai Noel surfista - EVA


Materiais:   EVA, Cola para EVA, Tinta Confetti, Caneta Acrilpen preta, Lápis de Cor Aquarelável (Acrilex), tesoura e pincel.

Modo de fazer:
a) Recorte corpo, camisa, bermuda, barba, bigode, gorro e prancha em EVA de várias cores. Pinte o rosto com Lápis Aquarelável rosa.
b)  Passe Tinta Confetti no gorro, bermuda, barba, bigode e prancha.
c)  Cole as partes com Cola para EVA.

Obs: Atividade desenvolvida pela prof. Ligia Tobias do Colégio Ricardo R. Alves - SP

5 – Papai Noel – Mil e uma possibilidades


Materiais:   EVA, Cola para EVA, Crystal Cola (Acrilex), olhinhos móveis e tesoura.

Modo de fazer:
a)  Recorte um círculo no EVA bege para o rosto do Papai Noel, o gorro e o corpo devem ser da mesma cor.
b)  Recorte as luvinhas e botinhas pretas, barba, bigode e demais detalhes da roupa com EVA branco.
c)  Cole as partes do Papai Noel com cola de EVA. De acabamento com Crystal Cola e, finalize colando os olhinhos móveis.
Obs: Este Papai Noel poderá ser utilizado para decorar embalagens natalinas, guirlandas, geladeiras (imã), enfeites de árvore, móbiles, etc.

6 – Guirlanda com Papel Machê


Materiais:   Papel Machê, papelão, EVA verde, Tinta Acrílica PVA verde, Base Acrílica para Artesanato, verde (vários tons), Guache Metallic verde, Guache Glitter verde, Tinta Confetti, Cola branca, fitas e pincel.

Modo de fazer :
a)  Prepare o Papel Machê conforme as instruções da embalagem.
b)  Modele bolinhas de tamanhos diferentes e achate. Espere secar.
c)  Pinte as bolinhas achatadas com Base Acrílica para Artesanato. Depois pinte com Tinta PVA verde, Guache Metallic ou Guache Glitter. Espere secar. Escolha algumas e passa Tinta Confetti.
d) Corte um aro de papelão e outro de EVA verde. Cole o aro de EVA sobre o de papelão. Cole as bolinhas achatadas e pintadas para formar a guirlanda. Faça um laço com fitas e cole na parte superior da guirlanda.
e) Por cima do laço, cole outro laço com sininhos pendurados feitos com Papel Machê.

7 – Enfeites de Natal com Papel Machê



Materiais: Papel Mache, EVA (retalhos), Base Acrílica para Artesanato, Guache Metallic, Guache Glitter, Crystal cola, fio prateado, fitas e tesoura.

Modo de fazer:
a) Prepare o Papel Machê conforme as instruções da embalagem.
b) Modele estrelas, bengalas, sinos, anjos, bolas, árvores, etc. Espere secar.
c) Pinte os enfeites com Base Acrílica para Artesanato. Depois pinte com Guache Metallic ou Guache Glitter. Espere secar.
d) Com fios prateado, monte as alcinhas para pendurar os enfeites. Coloque cola por trás e de acabamento com EVA. Ficará com melhor fixação e acabamento.  
e) Utilize para decorar árvores, portas, guirlandas, pacotes, etc.

8 – Presépio com embalagens plásticas


Materiais: Embalagens plásticas, tesoura, Primer, Tinta Acrílica Fosca / Mate (várias cores), Tinta Acrílica Brilhante (várias cores), Tinta Dimensional preta, cola quente, lápis preto e pincéis ref. 054 Nºs 06, 10 e 14.

Modo de fazer :
a) Separe várias embalagens plásticas e tampinhas. Observe-as e junte-as de maneira a formar os personagens do presépio: Maria, José, Jesus, Anjo, Reis Magos e animais.
b)  Cole as partes com cola quente. Passe duas demãos de Primer e espere secar. Utilize o pincel ref. 054 Nº 14.
c)  Depois, pinte com Tinta Acrílica fosca ou metálica.
d)  Faça os acabamentos com Tinta Dimensional preta

Obs: Presépio criado pelo prof. Paulo Sérgio Alves Tramont na EE Salvador Allende Gossens de São Paulo

9 – Árvore de Natal com jornal e embalagens recicláveis


Materiais:  Jornal, garrafas PET, tesoura, fita adesiva, Primer,  Guache ou Tinta Acrílica, cola quente e pincel ref. 054, nº 14.

Modo de fazer :
a)  Corte folhas de jornal em tiras. Faça rolinhos. Encaixe uns nos outros.
b) Junte um feixe de rolinhos e torça para fazer o tronco e as raízes da árvore. Emende vários rolinhos para fazer os galhos.
c)  Recorte garrafas PET e cole para fazer a folhas. Corte as bases das garrafas PET, passe Primer e pinte com Guache ou Tinta Acrílica. Cole na árvore como se fossem bolas de Natal.

Obs: Árvore desenvolvida pelo prof. Paulo Sérgio Alves Tramont e seus alunos na EE Salvador Allende Gossens - São Paulo

10 – Bolas para árvore de Natal



Materiais:  bolas de isopor, feltro, caneta ou lápis, agulha de crochê, fitilho dourado, Cola branca, Crystal cola Jelly,  Brilliant, Glitter e Metallic (várias cores) e tesoura.

Modo de fazer :
a)   Risque a bola de isopor, dividindo-a em quatro partes.
b)   Afunde os riscos com caneta ou lápis.
c)   Corte pedaços que feltro e “encaixe” nos vãos feitos com a caneta ou lápis. Para isso utilize a agulha de crochê.
d)   Com cola branca, dê acabamento com o fitilho dourado.
e)   Faça desenhos natalinos com Crystal cola Jelly, Brilliant, Glitter e Metallic.

Obs: Bolas de Natal – Trabalho realizado pela prof. Regina Célia G. Costa – Praia Grande - SP

Obs: Plano de aulas postado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br – link “Educadores” – edição 21.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário