Receba novidades - cadastre seu E-MAIL

terça-feira, 24 de junho de 2014

Projeto "Alimentação saudável" - Frutas com massinhas

Projeto: “Alimentação saudável”
 “FRUTAS”



Alimentação saudável

Ingerir alimentos saudáveis é um passo importantíssimo para se viver melhor. Quem se preocupa com a própria saúde, capricha na escolha dos alimentos.

Hoje existe um bombardeio de alimentos prontos e semiprontos nas prateleiras dos supermercados, estes alimentos possuem muitos conservantes prejudiciais a nossa saúde, sendo assim, é muito importante que na escola, desde as séries iniciais, as crianças aprendam o valor nutritivo dos alimentos Conheçam os que fazem bem à saude, os que fazem mal, a importância de ter uma alimentação balanceada, enfim, é preciso adquirir hábitos alimentares saudáveis para nos prevenirmos de infinitas doenças.

A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado. É necessário conhecer e alimentar-se dos mais diferentes alimentos pois todos eles possuem nutrientes importantes para nosso corpo.

Alimentar-se de forma saudável significa consumir quantidades adequadas de todos os grupos alimentares.

Fonte: www.uol.com.br (imagem)

    a)  Na base da pirâmide estão os carboidratos que são responsáveis por trazer energia ao nosso corpo. É essencial consumir esse grupo no café da manhã, almoço e jantar, caso contrário a disposição ao longo do dia será afetada, são eles: pão, massa, cereais, miho, mandioca, bolachas e outros.

b) Na segunda linha temos os alimentos reguladores e protetores do organismo – Nosso corpo precisa que façamos o consumo de vegetais por para que possamos evitar alguns tipos de doenças crônicas. É importante variar as cores dos vegetais pois quanto mais coloridos, mais nutritiva será a refeição.

   c) Nessa mesma linha temos as frutas – Elas são ótimas para a saúde e devem ser consumidas todos os dias. Elas são fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando são consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo.

     d)  Na terceira linha encontramos as proteínas que são importantes para a constituição dos nossos tecidos. Precisamos de 2 porções de carnes ao longo do dia, variando carnes vermelhas, peixes, peixes, ovos. O leite precisa ser diário e o ideal são dois ou três copos. Nesse grupo entra também a proteína vegetal que estão presentes nos grãos: feijão, soja, lentilha ou grão de bico e devem ser consumidas diariamente.

     e) No topo da pirâmide encontramos as gorduras. Precisamos de 01 a 02 porções por dia. Elas protegem o corpo contra choques mecânicos e controlam a temperatura do nosso organismo. Elas constituem fonte de energia. Existem gorduras que fazem bem ao nosso corpo, outras mal, portanto é necessário consumir óleos e gorduras com responsabilidade. Os doces também são importantes para o nosso corpo mas devem ser consumidos moderadamente.


Atividade: - Representar as frutas com massinhas com a técnica da modelagem.

Objetivos:
- Proporcionar às crianças discussão sobre a importância da alimentação saudável para  prevenção das doenças e para se ter qualidade de vida.
- Despertar nas crianças o interesse por uma alimentação mais saudável e natural, bem como estender os bons hábitos alimentares à toda a família.
- Conhecer os diferentes alimentos e entender a necessidade de ingestão diária de cada um deles.
- A partir do conhecimento das frutas, modelá-las com Massinha Soft Acrilex.



















Material: Massinhas Soft (Acrilex) e Big Canetas Hidrográficas da Acrilex, todas as cores.

Modo de fazer:
a)    Observe atentamente a fruta a ser reproduzida.
b)    Pegue porções de Massinha Soft e vá modelando até formar a fruta.
c)    Proceda dessa forma até reproduzir todas as frutas.
d) Faça os detalhes com as Big Canetinhas Hidrográficas da Acrilex.

Conteúdos trabalhados:
- Alimentação saudável
- Importância dos alimentos para a nossa saúde.
- As frutas
- Cores, formas, proporção, textura, bi e tridimensão, volume, etc.

Técnicas trabalhadas:
- Modelagem

Encaminhamento do trabalho:
I – Início – Converse com seus alunos sobre a alimentação deles no dia a dia. Veja quais alimentos são comuns entre eles e quais são diferentes.
II - Apresente às crianças a Pirâmide alimentar. Converse sobre ela, os alimentos e a necessidade de consumi-los frequentemente.
III – Peça às crianças que tragam frutas para a escola. Converse sobre cada fruta, valores nutritivos, sabor, cor, formato, etc.
IV – Proponha às crianças que, utilizando Massinhas Soft, modelem as frutas. Junte as frutas modeladas numa cesta.
V – Pique as frutas trazidas pelas crianças em pedacinhos e faça uma “Salada”. Divida a salada em porções e distribua às crianças para a degustação.
VI – Converse com seus alunos e relembrem o projeto desde o início, elencando tudo o que foi discutido e assimilado.

Observação: Projeto postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 04

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Cursos de capacitação para professores
iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário