Receba novidades - cadastre seu E-MAIL

Oficinas / Ideias - Matilda, a centopeia que sabia demais


Oficina 17 - "Matilda, a centopeia que sabia demais" - Acrilex / Novaprint

Assista a aula no meu canal no youtube - https://www.youtube.com/watch?v=O7yQ5SBDMfc


















Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Oficina 16 - Mosaico em preto e branco - Acrilex / Novaprint - Acrilex / Novaprint

Assista a aula no meu canal no youtube - https://www.youtube.com/watch?v=Nc0N1BH5vPw























Oficina 15 - Jardim e borboleta - Impressão com tampinhas de garrafa - Acrilex / Novaprint


Assista a aula no meu canal no youtube (material e modo de fazer) - https://www.youtube.com/watch?v=098zXVh4S1k







Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 14 - Acrilex / Novaprint - "A grande Aventura de Maria Fumaça" - Releitura (Artes Plásticas)


Assista a aula no meu canal do youtube (veja material e modo de fazer) - https://www.youtube.com/watch?v=0nsqzLBKWMk&t=26s

























Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 13 - Acrilex / Novaprint - Tarsila do Amaral 

Objetivo: Conhecer a vida e as obras de Tarsila do Amaral e, inspirados nelas, criar a própria obra tridimensional com técnica de pintura, recorte e colagem.

Material: Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), Tinta Guache, Acrílica ou PVA, Crystal Cola, Cola branca e tesoura (Acrilex), papelão, sucatas (caixinhas, garrafinhas, rolinhos, jornal, etc).

Modo de fazer:
a) Estude a vida e obras de Tarsila do Amaral. Escolha uma de suas obras e faça a leitura formal e interpretativa. 
b) Observe a obra ou obras escolhidas e, inspirado nela (as), crie a sua própria obra sobre um pedaço de papelão. Encape as sucatas ou pinte e vá montando a obra tridimensionalmente colando sobre a base.
c) Pinte um retângulo de papelão para colocar atrás da obra (fundo).

Obs: Oficina abaixo realizada com os professores da Pref. Municipal de São Bento do Sul - SC, Pref. Municipal de Paraguaçú Paulista - SP










Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 12 - Acrilex / Novaprint - Tarsila do Amaral 

Objetivo: Conhecer a vida e as obras de Tarsila do Amaral e, inspirados nelas, criar a própria obra com técnica de pintura, recorte e colagem sobre as Ecotelas (Novaprint).

Material: Ecotela, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura Visual (Novaprint), tela para pintura, Tinta Acrylic Colors, Crystal Cola, Tinta Confetti, tesoura, pincéis e cola branca da Acrilex.

Modo de fazer:
a) Estude a vida e obras de Tarsila do Amaral. Escolha uma de suas obras e faça a leitura formal e interpretativa. 
b) Observe a obra ou obras escolhidas e, inspirado nela (as), crie a sua própria obra. Pinte com Acrylic Colors na Ecotela (parte côncava). Complete recortando os elementos da sua obra nos papéis Ecocores 2 cores e Ecocores Textura Visual.
c) Monte a Ecotela. Finalize com Crystal Cola e Tinta Confetti.

Obs: Oficina abaixo realizada no Espaço Pessoal de Fortaleza - CE









Obs: As releituras abaixo foram feitas pelos professores das escolas municipais de Paraguaçú Paulista - SP.





Obs: As releituras abaixo foram feitas por professores que participaram do curso "Obras de Arte - mil possibilidades" no Ateliê de Estudos / Unitas - SP

Modo de fazer:
a) Pinte a tela inspirada em uma ou mais obras de Tarsila. Com pincel bem fininho faça pontinhos sobre a pintura transformando-a em Arte Naif.





Obs: As releituras abaixo foram feitas por professores que participaram do curso "Obras de Arte - mil possibilidades" no Ateliê de Estudos / Unitas - SP

Modo de fazer:
a) Coloque tinta Acrylic Colors de várias cores em pratinhos e vá pintando a tela ou Ecotela com os dedos (pintura digital). Dê acabamento com Crystal Cola e Tinta Confetti da Acrilex.




Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga



Oficina 11 - Acrilex / Novaprint - Tarsila do Amaral

Objetivo: Conhecer a vida e as obras de Tarsila do Amaral e, inspirados nelas, criar a própria obra com técnica de pintura, recorte e colagem.




Material: Bloco Ecocores Moldura, Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Textura Visual (Novaprint), cola branca, tesoura, Giz de cera e Crystal Cola da Acrilex.

Modo de fazer:
a) Escolha uma cor do Papel Ecocores Moldura e, inspirados nas obras de Tarsila do Amaral, pinte o fundo com Giz de cera da cor da moldura. Pode utilizar tons mais claros e mais escuros (Monocromia).
b) Recorte os elementos da obra (casa, varal, pessoas, coqueiros, plantas, etc) nos papéis Ecocores Textura Visual e 21 cores (preto e branco). Cole sobre o papel moldura pintado.
c) Finalize com a Crystal Cola para o acabamento.





Material: Bloco Ecocores 21 cores, Bloco Ecocores Lumi (Novaprint), cola branca, tesoura, e Crystal Cola da Acrilex.

Modo de fazer:
a) Inspirados nas obras de Tarsila do Amaral, faça uma paisagem com os papéis Ecocores 21 cores e Ecocores Lumi (várias cores). No papel Ecocores preto, recorte os elementos da obra e cole sobre a base. O importante é que haja bastante contraste. Finalize com a Crystal Cola preta.



Material: Bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), jornal, tesoura e Crystal Cola (Acrilex).

Modo de fazer:
a) Escolha preto ou branco do papel Ecocores 21 cores. Recorte os elementos inspirados nas obras de Tarsila em jornal e cole sobre a base branca ou preta. De acabamento com Crystal Cola Brilliant preta ou branca.







Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 10 - Acrilex / Novaprint - Oscar Niemeyer

Objetivo: Conhecer a vida e as obras de Niemeyer e, a partir  daí, com técnica de pintura, recorte e colagem, criar a própria obra inspirada no trabalho do artista.

Material: cartolina branca, Guache glitter ou Metálico, tela, Tinta Acrylic Colors, Big Canetas Hidrográficas, Crystal Colors, Tinta Confetti (Acrilex), tesoura e cola branca.

Modo de fazer:
a) Divida a sala em dois grupos. Um dos grupo pintará a paisagem na tela com Tinta Acrylic Colors (várias cores), outra metade pintará a tela com a mesma tinta (preta).

b) Quem pintou a tela de preto deverá pintar o retângulo de cartolina com Guache Glitter ou Metálico de várias cores. Quem pintou a tela colorida, pintará ao retângulo de cartolina com Guache glitter metálico ou preto.


c) Inspirado em uma das obras de Niemeyer, fazer a releitura recortando os papéis cortados, colando-os sobre a cartolina.

d) Dê acabamento com Crystal Cola e Tinta Confetti.

e) Outra possibilidade é marmorizar a cartolina com as Big Canetas Hidrográficas e, com ela, fazer a releitura da obra escolhida.

e) Montar um mosaico intercalando as pinturas: fundo preto, fundo colorido, fundo preto, fundo colorido.















Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga



Oficina 09 - Acrilex / Novaprint - "Trenzinho Caipira" - Villa Lobos

Objetivo: Ouvir a música "Trenzinho Caipira" de Villa Lobos e algumas releituras. A partir dessa audição criar plasticamente uma composição plástica (paisagem com trenzinho).



Material: tela, Tintas Acrylic Colors, Tinta Confetti, Crystal Cola, Guache Glitter e Metálico, tesoura e Cola branca da Acrilex, Lápis preto 6B, Ecotelas, Bloco Ecocores 21 cores e Ecocores Textura Visual (Novaprint) e cartolina branca. 


Modo de fazer:

a) Desenho em preto e branco - Inspire-se em imagens de paisagens e trens e crie sua imagem. Desenhe sobre cartolina branca com lápis 6B fazendo sombreado.

b) Pintura, Recorte e Colagem.
- Pinte um retângulo de cartolina com Guache Glitter ou metálico. Espere secar.
- Pinte a tela ou Ecotela com Acrylic Colors (paisagem).
- Recorte o trenzinho, casas, árvores, trilhos, etc com os papéis pintados com o Guache Gliiter ou Metálico + Papel Ecocores TExtura Visual. Cole sobre a paisagem.
- Com Tinta Confetti e Crystal Cola faça o acabamento.














Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 08 - Acrilex / Novaprint - Miró

Objetivo: Conhecer a vida, as obras e o estilo do pintor espanhol Joan Miró e, inspirados nelas, criar a própria obra sobre tampas de pizza, caixinhas de MDF ou telas.





Material: caixinhas de MDF, Tinta PVA, Crystal Cola, tampas de pizza, EVA, arame, cola quente e pincel.


Modo de fazer:

a) Caixinhas: Pinte com Tinta PVA as duas partes. Comece pela tampinha pra que já vá secando. Com Crystal Cola Metallic, Glitter e Brilliant faça linhas, inspirando-se nas obras de Miró. Preencha as formas com as Crystal cola.

b) Tampa de pizza: Pinte a tampa de pizza ou forre-a com papel color set. Recorte tirinhas (linhas) retas e circulares + formas e vá montando sua composição.

c) Montagem tridimensional com EVA: Recorte formas inspiradas nas obras de Miró. Cole-as em araminhos flexíveis. Depois de seco, monte uma composição tridimensional. - A obra utilizada foi "O jardim".












Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 07 - Acrilex / Novaprint - Tridimensionalidade - Prefeitura Municipal de São Bento do Sul - SC

Objetivo: Entender a diferença entre Bi e Tridimensão. Criar esculturas utilizando uma base de papelão e papéis coloridos da Novaprint.

Bidimensão: Largura e Altura

Tridimensão: Largura, Altura e Profundidade.

Material: papelão base, bloco cocores 21 cores, Bloco Ecocores Lumi (Novaprint), tesoura, cola branca (Acrilex), arame fino e régua.

Modo de fazer:
a) Corte tiras de papel de várias cores e várias larguras.
b) Coloque um arame fininho sobre uma tira de papel, passe cola e cole outra tira de papel por cima. Espere secar.
c) Crie movimentos circulares, retos, angulares com as tiras de papel.
b) Junte algumas tiras  trabalhadas e monte uma escultura. 











Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Oficina 06 - Acrilex / Novaprint - "Vincent van Gogh"


Objetivo: Conhecer o pintor Vincent van Gogh, suas obras, seu estilo e técnicas trabalhadas.

Obras: Noite Estrelada, O Quarto e Os Girassóis





Materiais: caixas de MDF, telas, bandejas de isopor, cola branca, Crystal Cola, tinta de tecido, papel machê (Acrilex), papel de seda, Bloco 21 cores, papel crepom (Novaprint, tesoura, pincel, pratinhos plásticos e jornal.

Modo de fazer:

a) Girassol de papel de seda - Corte um círculo de papel de seda marrom, picote em toda a volta (miolo). Corte dois círculos de papel de seda amarelo e corte as pétalas.  Dois círculos de papel de seda verde para as folhas. Frise as folhas e pétalas e monte a flor colando-as pelo centro.
b) Caixinha de MDF, pratinho plástico ou tela. Pinte o fundo com Tinta Acrylic colors dando pincelas. Pinte as flores com a mesma tinta amarela, laranja e marrom (girassóis).
c) Flor com crepom. Corte um círculo de papelão. Corte o papel crepom em bico, abra e vá colando em volta do círculo para montar as pétalas (vá franzindo pra ficar mais bonito). Amasse uma folha de jornal como se fosse um botão. encape com crepom marrom e cole no meio das pétalas, miolo. Monte a obra "Os Girassóis" com as flores de todos os alunos da sala.
d) Pintura na sacola - Faça um carimbo com EVA, passe cola amarela e carimbe toda a frente da sacola. Com uma tampinha de garrafa PET e tinta de tecido marrom faça os miolos.
e) Girassol com papel machê - Prepare o Papel Machê, seguindo as instruções da embalagem. Modele o miolo e as pétalas. Espere secar. Cole as partes para montar a flor. Pinte com Acrylic Colors. Para finalizar o colar passe um fio no buraquinho feito em uma das pétalas.
f) Isogravura - Pegue uma bandeja de isopor, corte as laterais e desenhe sua obra inspirada numa das obras de Van Gogh. "Afunde" as linhas do desenho com a ponta do lápis ou de uma caneta. Coloque tinta Acrylic colors ou guache num prato, passe o rolinho de espuma sobre a tinta e, em seguida, passe na bandeja de isopor e decalque sobre o papel. Nos lugares que foram afundados, a tinta não entra. Isso fará com que o desenho apareça como na xilogravura.





















Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Oficina 05 - Acrilex / Novaprint - "Escher"


Objetivo: Conhecer o pintor Escher, suas obras, seu estilo e traçar uma relação de suas obras com os conteúdos artísticos e matemáticos.

Obras:



Técnicas: Pintura, Recorte e Colagem.

Materiais: círculos de MDF, caixinhas de MDF ou tantas de pizza (papelão), Tintas Acrylic Colors, Tinta PVA, Confetti, Guache Glitter ou Metálico e Crystal Cola da Acrilex, bloco Ecocores 21 cores da Novaprint, pincel, tesoura e cola branca.

Modo de fazer:
a) Fale com os aluno sobre o artista Escher. Mostre suas obras. Converse sobre elas e, junto com os alunos, elenque os conteúdos matemáticos que as obras mostram.
b) Escolha uma obra, faça a Leitura Formal e Interpretativa da obra.
c) Proponha que façam releituras onde a ênfase serão as linhas, formas e eixos de simetria.
d) Pinte a caixinha de MDF, disco ou tampa de pizza com Tinta Acrylic colors ou PVA.
e) Pinte uma folha de papel sulfite ou Ecocores 21 cores com Guache Glitter ou Metálico. Espere secar.
f) Corte um quadrado, dobre em diagonal, faça outra dobra e mais outra. Você terá o quadrado dividido pelo centro em 8 partes.
g) Faça recortes com o papel ainda dobrado de um lado e do outro tirando formas aleatórias (partes fechadas).  
h) Abra o papel, cole sobre a base (caixinha, círculo de MDF ou tampa de pizza) e dê acabamento com Tinta Confetti e Crystal Cola.











 


Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Oficina 04 - Acrilex / Novaprint - "A Galinha Ruiva"




Objetivo: Conhecer e explorar os valores que a história "A Galinha Ruiva" traz, fazendo com pintura, recorte, colagem e origami uma das cenas da história.

Técnicas: Pintura, Recorte, Colagem e Origami.

Materiais: círculos de MDF, telas ou papelão, Tintas Acrylic Colors, Confetti e Crystal Cola da Acrilex, bloco Ecocores 21 cores e Ecocores Textura Visual da Novaprint, tesoura e cola branca.

Modo de fazer:
a) Leia a história a "A Galinha Ruiva" para os alunos e converse sobre os valores que ela aborda. Mostre a história (ilustrações) no livro "Aprendendo com Contos e Fábulas" de minha autoria onde uma das histórias é a Galinha Ruiva.
b) Faça com os alunos uma relação dos personagens que a história traz e separe as cenas.
c) Peça aos alunos que pintem um círculo de MDF, tela ou pedaço de papelão com Tintas Acrylic Colors ou Guache Acrilex. Espere secar.
d) Faça os personagens com recorte e colagem ou com origami.
e) Monte a cena colando os personagens sobre a base pintada.
f) De acabamento com Crystal Cola e Tinta Confetti da Acrilex.
g) Junte os trabalhos colocando-os de maneira que cada um seja uma cena da história e que, em sequência, contem a história "A Galinha Ruiva"
h) Converse com os alunos sobre o que aprenderam com essa história e com as atividades feitas.













Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 03 - Acrilex - "Alfredo Volpi"

Objetivo: Conhecer Alfredo Volpi, suas obras, temas e técnicas trabalhadas. Expressar-se de forma criativa com o estilo do artista.

Obras:
"Fachada Festiva"

"Bandeirinhas e Mastro" - 01

"Bandeirinhas e Mastro - 02

Técnicas: Pintura, Recorte e Colagem

Materiais: Bloco Ecocores 21 cores, Papel Krep Pack (crepom), Ecotela (Ecotela), Crystal Cola, Guache Glitter e Metálico, Tinta Acrylic colors, Tinta Confetti (Acrilex), obras de arte, palitos de churrasco, cola branca e tesoura.

Modo de fazer:
a) Conhecer a vida, obras e temas trabalhados por Volpi.
b) Fazer a Leitura Formal e Interpretativa de uma obra escolhida.
c) Criar a própria obra inspirando-se na obra trabalhada e riscar sobre papel, tampa de pizza ou Ecotela.
d) Pintar com as Tintas Acrylic Colors ou Guache Metálico. Fazer os contornos com Crystal Cola. Dar brilho em algumas partes com a tinta Confetti.
e) Quadro das bandeirinhas com obras de arte - Recorte algumas xerox de obras de arte em formato de bandeirinhas. Cole sobre cartolina branca. Recorte deixando 0,5 cm de moldura nas bandeirinhas. Faça uma composição com as bandeirinhas sobre o papel colorset preto e cole-as.
f) Pìntura nas Ecotelas - Proceda como sugestão do item "d", depois monte a Ecotela seguindo as instruções da embalagem.
g) Pintura em tampa de pizza - Siga os passos do item "d", depois recorte bandeirinhas e cole sobre a tampa de pizza.
h) Caipiras - Recorte bandeirinhas em papelão. Pinte com tinta Acrylic Colors ou Guache Metálico. Com Crystal Cola faça as carinhas e, com papel crepom, faça os cabelos dos caipiras.
i) - Bandeirinhas vazadas - Corte no papel Ecocores Moldura bandeirinhas de dois tamanhos. Dobre as menores como sanfoninha e faça vários recortes. Abra-as e cole sobre as bandeirinhas maiores com cores contrastantes.

Oficinas / Resultados









Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Oficina 02 - Acrilex - "Claude Monet"

Objetivo: Conhecer Claude Monet, o pai do Impressionismo, suas obras, temas e técnicas trabalhadas. Expressar-se de forma criativa com o estilo do artista.

Obras:
"A ponte"

"Ninféias"

"Regatas em Argenteuil"

Técnica: Pintura chapiscada em tela, pratinho plástico e tampas de pizza.

Materiais: tela, pratinho plástico ou tampas de pizza, pincel chato de cerdas duras nº 08, Tinta Acrylic Colors ou Tinta Guache, Tinta Gauche Glitter ou Metallic, papel sulfite 90 gr, Crystal Cola Brilliant, Metallic, Glitter e Jelly da Acrilex.


Modo de fazer:

a) Após conhecer as obras, estilo e vida de Monet, escolher uma obra, fazer a Leitura Formal e Interpretativa dela (Regatas em Argenteuil).
b) Inspirado nela pinte a tela, o pratinho plástico ou tampa de pizza com a técnica chapiscada (coloque a tinta em um pratinho ou paleta, encoste o pincel nela e vá dando batidinhas até fazer toda a pintura do fundo.
c) Pinte o papel sulfite com Guache Glitter ou Metallic. Depois de seco, recorte quadrados e faça dobraduras de barquinhos - Sugestão: http://www.acrilex.com.br/tecnicaDetalhe.asp?id=55  Cole-os sobre o trabalho.
d) Dê acabamento com Crystal Cola Glitter, Metállic ou Jelly.
e) Para fazer a releitura tridimensional com caixas de pizza, cole os barquinhos em palitos de churrasco e espete-os numa tampa de pizza. A outra será encaixada atrás e será o céu e árvores.


Oficinas / Resultados












Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Oficina 01 - Acrilex - "Romero Britto"


Objetivo: Conhecer o artista brasileiro, sucesso no mundo inteiro, suas obras, temas e técnicas trabalhadas. Expressar-se de forma criativa com o estilo do artista. 


Obras:

"Um dia perfeito" - Romero Britto
"Flores pra você"

Técnica: Pintura deslizada em tela 


Materiais: tela, ecotela (Novaprint), Tinta Acrylic Colors, Crystal Cola, Tinta Dimensional (Acrilex) e pincel.



Modo de fazer:

a) Após conhecer o artista e seu estilo de pintura, criar um desenho e transferir para a tela.
b) Pintar com o estilo de Romero Britto utilizando as Tintas Acrylic colors para preencher todas as formas.
c) Com Crystal Cola Brilliant preta fazer o contorno das formas. Com Crystal Cola Jelly, Metálica e Glitter fazer os detalhes.


Oficina / Resultados








Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Nenhum comentário:

Postar um comentário