Receba novidades - cadastre seu E-MAIL

terça-feira, 29 de julho de 2014

Obras de Arte - "Joan Miró"

Obras de arte – Possibilidades de criação
"Joan Miró"

"Vila Prades" - 1917

Miró nasceu em Barcelona, em 1893. Cursou a Escola de Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali. Em 1919, visitou Paris, onde foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovistas e dadaístas.

O Fovismo, movimento artístico que nasceu na França, tem como características marcantes a simplificação das formas, o uso indiscriminado e arbitrário das cores, a utilização de temas leves, retratando emoções e a alegria de viver, não tinha intenção crítica.


O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.


Miró era pressionado a estudar em cursos que o capacitassem ao trabalho com o comércio. O resultado dessa pressão é que o jovem Miró acabou por desistir de estudar, foi trabalhar no comércio e teve uma profunda depressão, necessitando de tratamento de saúde.

A mente de Miró mostrou-se muito criativa ao longo de sua vida. Durante os seus estudos de arte, por orientação dos seus professores, treinava desenhar objetos que conhecia apenas pelo tato. Também treinava pintando paisagens gravadas na mente. Ia a um lugar, observava e depois voltava ao atelier para começar a trabalhar. Talvez esses exercícios, somados a uma tendência natural, tenham feito de Miró uma mente privilegiada.

"Arlequim" - 1924

Joan Miró deixou-se influenciar prazerosamente por todas as correntes de arte com que tomou contato. Influências cubistas, surrealistas, abstracionistas são facilmente percebidas em seus trabalhos e a maneira de ver dos cubistas combina fortemente com a sua visão das coisas.

No início dos anos 20, conheceu Breton e outros artistas surrealistas. Na pintura “O Carnaval de Arlequim” – 1924 inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente, sem as profundezas das questões surrealistas em 1925.

"Lição de esqui" - 1966

Em 1928, viajou para a Holanda e pintou a tela “Interiores Holandeses”. Em 1937, trabalhou pintando grandes murais, mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura.

Miró alternou fases de dificuldades financeiras intensas com fases de prosperidade, mas aos poucos foi afirmando-se como um artista do primeiro time.

"Interiores Holandeses" - 1928

Essa forma interpretativa através de símbolos preenche completamente grande parte dos seus quadros, onde tudo é mostrado unicamente através de traços, símbolos e sugestões.

No final de sua vida Miró reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto ou jogando tinta preta sobre as telas depois de pintadas, deixando escorrer.   Morreu em 1983, em Palma de Mallorca, na Espanha.

Fonte: “Fazendo arte com os mestres II” – Ivete Raffa – Ed. Escolar.
                     
"Garden" - 1977


Atividades: Pintura em diferentes bases utilizando o estilo de Joan Miró.

Objetivos:
a)    Conhecer a vida e as obras de Joan Miró, as características da sua pintura, as cores utilizadas, os temas abordados, etc.
b)     Escolher uma obra da artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)  Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais e técnicas, partindo dela.

Atividade 01 – “Garden” - Pintura de caixinha de madeira





Material: caixinhas de madeira, Base acrílica branca para artesanato, Tinta para artesanato PVA Acrilex, Crystal cola (várias cores) - Acrilex, lápis preto e pincel.

Modo de fazer:
a) Passe uma demão de Base branca acrílica para artesanato nas caixinhas e espere secar. Pinte a caixinha com Tinta PVA.
b)  Inspirado na obra “Garden” de Miró, faça um desenho sobre uma das partes da caixinha ou faça um zoom na obra.
c) Faça os contornos com Crystal Cola Brilliant preta. Espere secar.
d) Complete o trabalho com a Crystal Cola Metallic, Glitter e Brilliant de várias cores.
e) Utilize para colocar lápis, canetas, bijuterias, linhas ou outros utensílios que necessitar.

Atividade 02 – “Garden” - Montagem tridimensional com EVA e Crystal Cola.





Material:  EVA(várias cores), Cola para EVA Acrilex, Crystal Cola Acrilex, palitos de churrasco ou arames móveis, cola quente e base para fixação.

Modo de fazer:
a) Inspirado na obra “Garden” de Miró, recorte as formas em EVA de várias cores.
b) Com Cola para EVA Acrilex cole as partes sobrepostas. Espere secar.
c) Cole palito de churrasco por trás ou arames móveis.
d) Faça texturas com Crystal Cola.
e) Sobre uma base de fixação monte a obra.
f) Mude as partes de lugar para formar outras obras.

Atividade 03 – “Garden” – Desenho raspado



Material: Giz de Cera Triangular Acrilex, Tinta Nanquim preta Acrilex, pincel, ¼ de cartolina e clip.

Modo de fazer:
a) Pinte ¼ de cartolina com Giz de Cera Triangular. Pinte cada pedaço de uma cor.
b) Passe uma demão de Tinta Nanquim preta sobre a pintura e espere secar.
c) A partir da observação da obra “Garden” de Miró, faça o desenho sobre o trabalho. Raspe com o clip algumas partes para que a obra apareça.

Conteúdos trabalhados:
- Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras Joan Miró.
- Linhas, formas, sobreposição, volume, texturas, bi e tridimensão, composição, proporção, harmonia e planos.

Técnicas trabalhadas:
- Pintura com linhas em relevo – Atividade 01
- Montagem tridimensional  – Atividade 02
- Pintura raspada – Atividade 03

Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Joan Miró, escolha uma delas (sugestão – “Garden”).
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando? O que me lembra? Qual a mensagem traz a obra, etc).
- Fale sobre o artista Joan Miró, seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas, etc. Converse sobre as técnicas utilizadas por ele e como as obras de Miró foram se modificando ao longo de sua carreira. Mostre que algumas obras são feitas somente com linhas, outras misturam formas e linhas e outras somente formas. - Fale com as crianças sobre o Dadaismo e o Fovismo, o que acontecia no Brasil e no mundo na época e como  esses movimentos influenciaram Joan Miiró.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas próprias obras.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.

Obs: Plano de aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - "Educadores" - Edição - 
    
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Cursos e Livros para professores








Nenhum comentário:

Postar um comentário